As tendência que se apontam em arquitetura, tem por proposta melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente e já está mais próxima do que a gente imagina.
As apostas impactam na maneira como os consumidores estão formulando e planejando o estilo e conforto de seus lares e espaços de convivência. E para isso não tem como falar de futuro e não falar de sustentabilidade, pensar o amanhã, e levar em conta a otimização e poupança de recursos naturais, estão na pauta do consumo conciênte.

Isso se concretiza em arquitetura, por meio da análise do entorno, seus ecossistemas e construção com o menor impacto possível.
Também o uso de materiais conscientes e de baixo consumo de energia, otimização da utilização energética para aquecimento, refrigeração e iluminação com prioridade para emprego de fontes renováveis, são ações fundamentais.
A proposta da arquitetura futurista deve incluir ecossistemas, meio ambiente e, acima de tudo, pessoas. Projetos de prédios imponentes, com grandes escadarias majestosas para usuários capacitados, estão sendo revista, pois ela exclui uma parcela significativa de usuários de tal espaço.
O conceito de arquitetura inclusiva que já faz parte do nosso cotidiano se preocupa com todas as pessoas possíveis de vir a ocupar um lugar, proporcionando espaços mais amplos, banheiros e circulações inclusivas e novas tecnologias assistivas, principalmente para o deslocamento verticais, como os elevadores com instruções visuais, táteis e sonoras.
A qualidade de vida será o focar ainda mais no bem-estar do ser humano, já que isso impacta na sua produtividade e longevidade. Os projetos passam a levar em conta a harmonia, o conforto e a funcionalidade em uma abordagem interna do espaço, e à segurança, saúde, mobilidade e poluição para que a qualidade dos espaços se estenda também para fora, para as cidades, e forme um grande conjunto.
O futuro será aquele em que o arquiteto se preocupa não só em fazer grandes construções, mas em obtê-las sem impactos negativos em seu entorno, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas e pensando no meio ambiente.
Comments